Ligue agora

Whatsapp

Você sabe quais são os maiores obstáculos para exportar?

27/04/18  |  Dicas

 

Você sabe quais são os maiores obstáculos para exportar?

 

Você quer começar a exportar e está com dúvida em relação a alguns obstáculos que pode encontrar no caminho? No texto de hoje você vai descobrir quais são os principais obstáculos para exportar enfrentados por micro e pequenas empresas.

E, muito melhor, você ainda vai ficar sabendo como fazer para que esses obstáculos não se tornem um empecilho no momento de você explorar novos mercados!

 

Obstáculos para exportar

No gráfico abaixo, você pode conferir quais são as principais dificuldades identificadas por micro e pequena empresas para começar a exportar em mercados estrangeiros.

Desafios à competitividade das exportações brasileiras.

Fonte: CNI; FGV-EAESP. Desafios à competitividade das exportações brasileiras. Brasília: CNI, 2016, p. 41.

 

Nota: Os percentuais indicam a proporção dos participantes da pesquisa que identificaram cada tipo de barreira como relevante no seu dia a dia

Como pode ser depreendido, a burocracia administrativa e a burocracia aduaneira são os dois principais obstáculos para quem busca começar a importar. Mas se você ainda acha que a burocracia é um problema, propomos que você repense isso.

De fato, o processo burocrático não é muito bem visto por ninguém. A burocracia parece fazer com que nos sintamos presos em um labirinto. Porém, podemos lidar com ela; basta saber realizar um bom planejamento.

Mas, para isso, é necessário que você compreenda quais são todos os processos e procedimentos necessários para que você consiga começar a importar ou exportar. Por exemplo, um dos primeiros passos a ser realizado por uma empresa que quer começar a exportar é realizar a habilitação RADAR.

 

Habilitação RADAR

Um país, para uma melhor compreensão do seu mercado e para evitar problemas com outros países, precisa regulamentar e fiscalizar o processo de entrada e saída de produtos e serviços. Para isso, é necessário que esse tipo de transação seja registrado. É por meio da habilitação RADAR, no Sistema de Comércio Exterior (SISCOMEX) da Receita Federal, que esse controle é feito.

Como disposto no site da Receita, “O Siscomex é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, por meio de um fluxo único e automatizado de informações”.

Para se cadastrar, há dois caminhos: cadastro para pessoa física e cadastro para pessoa jurídica. A modalidade pessoa física está subdivida nas submodalidades expressa, ilimitada e limitada, que é definida de acordo com o valor a ser exportado pelas empresas durante determinado período.

Além disso, há algumas transações que dispensam um cadastro prévio no sistema Siscomex.

Talvez essas informações possam assuntar um pouco, não? Afinal de contas, um cadastro para exportar apresenta uma complexidade muito grade. Contudo, agora que você chegou até aqui já sabe qual é o conceito de habilitação no Radar Siscomex. E isso quer dizer que você já sabe qual é um dos primeiros passos para começar a exportar!

 

Assessoria para exportação

Inserir sua empresa no cenário mundial por meio da exportação é a garantia de torná-la economicamente mais competitiva e preparada para resolver novos desafios. Mas, para conseguir isso é importante não deixar a burocracia assustar.

E como fazer com que a burocracia se torne menos assustadora, você pode estar se perguntando. Nós temos a resposta! Por meio de uma consultoria de exportação você pode aprender com quem é especialista no assunto tudo o que você precisa saber para exportar ou importar.

Entre em contato com a Brasil Importex e descubra como você pode explorar novos horizonte e tornar a sua companhia – e o seu produto ou serviço – disponível em outros lugares do mundo!

 

Você também poderá se interessar por…

>> O que esperar da tecnologia no futuro?

>> Protecionismo: o assunto que está pautando o comércio internacional