Ligue agora

Qual a importância do estudo de viabilidade para importação e exportação?

17/07/23  |  Dicas, Exportação, Importação

O que você vai encontrar neste artigo:

O estudo de viabilidade é uma análise muito importante e essencial dentro do conceito de importação e exportação. Esse modelo é necessário para quem deseja contar com um panorama geral de toda a operação que envolve o transporte de um produto.

Esse tipo de estudo é essencial para que o importador ou exportador conheça melhor todos os detalhes do produto e o mercado no qual ele será inserido, além de saber quem serão os concorrentes diretos. 

Esse é um passo extremamente importante para quem deseja exportar ou começar a realizar importações de forma segura, afinal, um estudo feito da maneira correta trará diversos benefícios e evidenciará com riqueza de detalhes todos os pontos fortes e fracos do produto em questão. Conhecer o que vai importar de maneira aprofundada é a melhor forma de você ter a certeza de que está realizando um bom negócio.

Mas, você sabe por que se faz o estudo de viabilidade? Qual a importância dele para o processo de importação e exportação? Quais erros devem ser evitados na montagem de um estudo de viabilidade? Nós, da Brasil Importex, vamos te ajudar com todas essas dúvidas!

estudo de viabilidade de importação e exportação

O que é o Estudo de Viabilidade para importação e exportação?

De forma geral, o estudo de viabilidade para importação e exportação é uma avaliação detalhada feita para determinar a praticabilidade e a lucratividade de importar ou exportar um determinado produto. Este estudo envolve uma série de fatores que podem influenciar a operação. 

Considerando desde a saída do produto de sua origem até seu destino final, tudo segue um roteiro bem linear que passa por uma análise detalhada que tem como finalidade oferecer uma visão geral sobre o processo de importação ou exportação de determinada mercadoria. O processo conta com os seguintes itens:

  • Custos logísticos envolvidos;
  • Impostos incidentes sobre a mercadoria;
  • Legislações nacionais e internacionais a serem cumpridas;
  • Países que importam ou exportam a mercadoria;
  • Prazos de importação e exportação;
  • Investimento necessário para a atividade.

O objetivo do estudo de viabilidade é proporcionar uma visão clara dos benefícios e desafios da importação ou exportação, ajudando você a tomar uma decisão com muito mais segurança. 

O estudo também abrange uma análise estatística, ajudando a compreender de forma mais aprofundada como o processo é idealizado, projetado e concretizado. Vale citar que é na importação que esse modelo de estudo se destaca, apesar de também poder ser utilizado para a exportação. De forma geral, a prática é responsável por prever o sucesso ou fracasso de um projeto.

Os benefícios do Estudo de Viabilidade para importação e exportação

Entre os benefícios de realizar tal estudo, podemos destacá-lo como sendo uma poderosa ferramenta de gerenciamento de risco. Por meio da identificação e análise aprofundada dos possíveis obstáculos e desafios, o estudo de viabilidade permite prevenir perdas financeiras significativas. A compreensão detalhada dos custos associados, tarifas aduaneiras, leis e regulamentos locais, entre outros fatores, fornecem um panorama completo que protege a saúde financeira do seu negócio.

Além disso, a análise de viabilidade é crucial para mitigar erros no transporte. A logística é uma parte complexa da importação e exportação, e sem um planejamento adequado, pode levar a erros caros e demorados. O estudo de viabilidade examina todas as etapas do processo de transporte, identifica possíveis áreas de preocupação e sugere soluções eficientes para garantir que os produtos cheguem ao seu destino em perfeitas condições.

O estudo de viabilidade também oferece uma certa garantia de sucesso. Ele cria uma estrutura sólida para a importação e exportação, proporcionando confiança tanto para iniciantes no comércio internacional quanto para importadores experientes. Seja você um novato querendo evitar armadilhas comuns ou um veterano procurando otimizar suas operações, um estudo de viabilidade bem conduzido pode fazer toda a diferença.

Leia também:

>>> O que vem depois do estudo de viabilidade?

Quais erros que devem ser evitados na hora de montar um bom estudo de viabilidade?

Ao realizar um estudo de viabilidade para importação e exportação, há alguns erros comuns que devem ser evitados, garantindo assim, uma maior precisão e utilidade do estudo. Entre eles temos:

  • Subestimar os custos: é crucial que todos os custos possíveis sejam considerados para garantir uma análise financeira precisa. Isso inclui custos de transporte, impostos, tarifas, custos de armazenamento e outros encargos associados. 
  • Fazer suposições incorretas sobre o mercado: um erro bastante comum é realizar suposições incorretas sobre o tamanho e a demanda de mercado, assim como a concorrência e outros fatores relacionados. É importante realizar uma pesquisa de mercado completa para evitar futuras surpresas desagradáveis.
  • Ignorar as regulamentações: as regulamentações de importação e exportação podem ser complexas e variam de um país para outro. Ignorá-las pode acarretar em multas, atrasos ou mesmo na proibição de importar ou exportar.
  • Falhar na análise de riscos: a análise de riscos é uma fase crucial do estudo de viabilidade. Falhar em identificar e avaliar adequadamente os riscos potenciais pode levar a surpresas indesejadas e possivelmente a perdas financeiras.
  • Desconsiderar fatores externos: flutuações cambiais, instabilidade política, mudanças climáticas, entre outros, podem ter um impacto significativo na viabilidade da importação ou exportação. Ignorá-los pode levar a uma análise imprecisa.
  • Estudo de viabilidade desatualizado: o mercado e as condições de negócios estão em constante mudança. Dessa forma, torna-se extremamente  importante que o estudo de viabilidade seja revisado e atualizado regularmente para refletir as condições atuais.

Evitar esses erros pode ajudar a garantir que seu estudo de viabilidade seja uma ferramenta valiosa para a tomada de decisões no seu negócio de importação ou exportação.

Qual o próximo passo após o Estudo de Viabilidade?

Assim que você estiver com o estudo de viabilidade pronto, já pode seguir para os passos seguintes, começando com a revisão de alguns pontos importantes como os principais indicadores para tomada de decisão, que são: Estimativa ROI, Taxa Mínima de Atratividade (TMA), Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Payback, Fluxo de Caixa, entre outros. 

Nesta etapa você entenderá se vale ou não todo o esforço e tempo investidos para a atividade do nicho escolhido. Esse processo precisa estar alinhado com os objetivos do seu negócio, não prejudicando seus próximos passos de importação, muito menos o que diz respeito aos custos internos e externos dos seus produtos que passam pela importação. 

Em seguida, você faz a solicitação de uma amostra do produto. A amostragem é muito importante para que você visualize o seu material, aprove o jeito que ele será importado, entre outros fatores predominantes. É imprescindível que você nunca descarte essa parte do processo.

Com a amostragem concluída, você pode optar por uma remessa maior para importação, analisamos a quantidade ideal no estudo de viabilidade. Assim, quanto maior a quantidade, maior será a viabilidade do projeto, já que os custos fixos da operação se diluem nos variáveis, que correspondem às quantidades. 

O passo seguinte é a inspeção, que irá gerar mais segurança e valor para o cliente. Com a inspeção de pré-embarque, você consegue realizar a conferência de carga presencialmente, antes de embarcar, ou delega alguém de sua confiança para assim o fazer.

O passo seguinte é incutir funções para cada setor responsável, dando detalhamento do que precisa com os fornecedores contratados. Após todas essas etapas, você vai precisar contratar serviços como os de mão-de-obra, além de garantir licenças, desembaraço aduaneiro, metas, entre outros detalhes. 

Motivos para contar com a ajuda da Brasil Importex neste processo

Em um primeiro olhar, esse processo todo parece ser bem complexo e difícil, mas fique tranquilo! Com o auxílio da Brasil Importex, você tem toda a ajuda necessária. Nossos profissionais experientes te acompanham, assessoram e ajudam você e sua equipe em todos os momentos da importação. 

A Brasil Importex é a solução ideal para que todo o seu processo de importação seja realizado da forma mais completa possível. Realizamos uma assessoria que abrange todos os passos de um processo de importação. 

Conosco, você terá em mãos os melhores fornecedores para o seu produto, além de saber de todos os custos de operação e aquisição e o que irá precisar de documentação e licitações para realizar o processo de deseja. 

Entre em contato agora mesmo com a Brasil Importex e conheça tudo o que precisa sobre a importação. Acesse também o guia completo da Brasil Importex de como funciona o processo de importação!

Imagem antes de importar ou exportar fale conosco

Leia também:

>>> Quais os melhores produtos/segmentos para importar?

>>> Quando preciso investir para uma primeira importação?

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.