Ligue agora

Whatsapp

O que é despacho aduaneiro?

28/03/19  |  Dicas, Exportação, Importação

O despacho aduaneiro é um dos principais procedimentos que devem ser seguidos por importadores e exportadores. Mas, afinal, o que é esse processo, qual sua importância e como fazê-lo? Saiba, aqui, todas essas informações!

O que é despacho aduaneiro

Definição de despacho aduaneiro

Despacho aduaneiro é um procedimento fiscal aplicado em processos de importação e exportação. Nele, todos os dados referentes à mercadoria são examinados para efetuar cálculos tributários e recolhimento de impostos, se aplicáveis.

 

Qual a importância do despacho aduaneiro?

O despacho aduaneiro garante a legalidade de todo o processo de importação e exportação, assegurando que a empresa consiga realizá-los e não cometa infrações fiscais.

Sem esse procedimento não será possível receber mercadorias ou enviá-las para o seu destino final, o que pode causar um grande prejuízo financeiro para a empresa.

 

O que é despachante aduaneiro?

O despachante aduaneiro é uma figura importante nos processos de importação e exportação de mercadorias. Mas, o que faz um despachante aduaneiro, exatamente?

A responsabilidade desse profissional é representar importadores e exportadores perante órgãos governamentais e demais autoridades inerentes ao comércio exterior, por exemplo, Receita Federal e portos.

Além disso, o despachante aduaneiro cuida de detalhes burocráticos de toda a operação de importação e exportação, como registros de operações no Siscomex, administração e análise de documentos, gestão de questões fiscais, logísticas, aduaneiras e cambiais, entre outras atividades.

 

Como fazer o despacho aduaneiro

O processo de despacho aduaneiro é realizado em zonas alfandegárias (portos e aeroportos, por exemplo) e envolve diversas etapas, como preparação de documentação, submissão de dados ao fisco, entre outras.

Como se trata de um procedimento complexo que abrange muitas burocracias, a melhor medida a ser tomada pelo importador e exportador é contratar os serviços de uma empresa especializada nesses trâmites, como é o caso da Brasil Importex.

O diferencial é que a empresa ficará responsável por todo o despacho aduaneiro, realizando-o com excelência, além de isentar o importador / exportador de trabalho ou preocupação com as mercadorias.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Como encontrar fornecedores para importação

>> Qual a importância do estudo de viabilidade para importação e exportação?

>> 5 razões para sua empresa começar a exportar