Ligue agora

O que é a cota de livre tarifa (acordos com os EUA) anunciada por Bolsonaro?

24/04/19  |  Exportação, Importação

Em sua primeira viagem aos Estados Unidos como presidente do Brasil, Bolsonaro anunciou uma concessão que tem a finalidade de fortalecer e estreitar o relacionamento comercial com os norte-americanos, a chamada cota de livre tarifa.

cota de livre tarifa

O que é a cota de livre tarifa?

Trata-se de uma flexibilização da entrada de um determinado produto no Brasil, com a implementação da tarifa zero. Na prática significa que restrições significativas para o comércio internacional são eliminadas, facilitando novos acordos.

Neste caso, a cota de livre tarifa foi anunciada para o trigo, matéria-prima que é deficitária no país (o Brasil não consegue produzir uma quantidade suficiente para suprir a demanda nacional).

Curiosamente, a Argentina já se beneficia dessa flexibilização por conta do acordo comercial do Mercosul. Hoje, o país vizinho é o principal fornecedor de trigo ao Brasil, mas isso pode mudar com a concessão feita aos Estados Unidos.

Segundo autoridades do governo, a proposta é que a cota de livre tarifa também seja aplicada a outros grandes fornecedores do país, abrangendo países como a Rússia e o Canadá.

A cota de livre tarifa ainda não foi efetivamente implementada, mas representantes de indústrias de trigo dos Estados Unidos já visitaram o Brasil para avaliar indústrias alimentícias e possibilidades de acordos.

Benefício da cota de livre tarifa ao Brasil

A cota de livre tarifa garante à indústria, neste caso a alimentícia, acesso a fornecedores com preços menores e mais atrativos. Em longo prazo, a medida pode ser implementada em outros segmentos e beneficiar empresas de demais setores.

Entendendo melhor barreiras de importação e exportação

É uma empresa de importação e exportação e quer saber mais sobre a cota de livre tarifa ou demais barreiras impostas para o comércio internacional? Conte com o apoio da assessoria de importação e assessoria de exportação especializada da Brasil Importex!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.