Ligue agora

O que faz um despachante aduaneiro?

22/05/19  |  Dicas, Exportação, Importação

O despachante aduaneiro é uma figura importante em processos de importação e exportação. No entanto, você sabe exatamente o que ele faz? Confira, aqui, as principais responsabilidades desse profissional e entenda sua importância.

despachante aduaneiro
Responsabilidades do despachante aduaneiro

A principal responsabilidade do profissional é cuidar do despacho aduaneiro, ou seja, do processo de liberação de uma carga para exportação (saída do país) ou importação (entrada em um país).

O despachante aduaneiro atua representando os interesses da empresa que o contratou, por meio de procuração específica. Uma de suas obrigações mais frequentes é preparar documentações obrigatórias para importação e exportação.

Além disso, o profissional mantém contato com órgãos públicos e fornecedores de serviços, faz cotação e negociação de fretes, providencia o pagamento de tributos de importação e exportação, entre outras despesas logísticas.

E por que a empresa precisa ter um despachante aduaneiro? Simples: o despacho aduaneiro é um processo complexo e qualquer erro pode custar caro para o importador ou exportador. Com o suporte desse profissional, é possível evitar prejuízos e cumprir totalmente os requisitos e normas estabelecidos pela Receita Federal.

 

Regulamentação da profissão pela Receita Federal Brasileira

A profissão é regulamentada pela Instrução Normativa RFB 1.209/2011, que dita requisitos para atuar como despachante aduaneiro no Brasil. Entre as obrigações, o despachante deve ter registro da Receita Federal do país.

É essencial que o importador ou exportação atente a esse fato na hora de contratar um despachante aduaneiro, para assegurar a qualidade do trabalho realizado e a minimização do risco de complicações junto à Receita Federal.

Despachante aduaneiro Curitiba

Precisa contratar um despachante aduaneiro Curitiba, no entanto não sabe como proceder? A Brasil Importex conta com uma equipe com profissionais devidamente registrados, com especialização e elevado conhecimento técnico para atender suas necessidades. Entre em contato e tenha o suporte necessário para suas operações!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.