Ligue agora

Whatsapp

Habilitação no SISCOMEX passa a ser válida somente por 6 meses. Fique atento!

27/05/19  |  Dicas, Exportação, Importação

Habilitação-no-siscomex

Sua empresa não realiza operações de importação ou exportação há mais de 6 meses? Então prepare-se para fazer uma reabilitação do Radar no SISCOMEX se após o dia 16 de junho de 2019 você estiver “inativo” há mais de 180 dias. O período que antes era de até 18 meses sem atividades de importação/exportação foi reduzido para 6 meses, com objetivo de aprimorar o gerenciamento de risco da Receita Federal.

A alteração no período de validade do Radar SISCOMEX foi publicada na Instrução Normativa 1.893/2019, publicada no Diário Oficial da União de 16/05/2019. A nova regra entra em vigor em 30 dias contados da data da publicação. Vale lembrar que o prazo é renovado a cada operação de comércio exterior realizada no sistema, ou seja, se a sua empresa está importando/exportando ativamente, não é preciso se preocupar!

Vantagens de importar e exportar

É válido lembrar que as operações de importação e exportação trazem diversos benefícios para as empresas, tais como:

Para quem importa:

– barateamento do custo de produção;

– ganho de competitividade;

– aumento da lucratividade;

– acesso às novas tecnologias de forma mais rápida.

Para quem exporta:

– possibilidade de negociar em dólar/euro;

– aumento da visibilidade e do valor da marca;

– contato com empresas internacionais que podem agregar conhecimento e tecnologia;

– menor vulnerabilidade do negócio em períodos de crise interna e/ou recessão.

Habilitação no Radar Siscomex

Antes de fazer qualquer tipo de operação de importação ou exportação é obrigatório o registro e a habilitação no SISCOMEX, que é o Sistema Integrado de Comércio Exterior. Todas as transações ficam registradas no sistema e é impossível realizar qualquer negócio legal sem as devidas habilitações.

Por envolver diversas documentações e certidões, é recomendável que você procure ajuda de uma empresa de assessoria de importação e exportação para realizar os trâmites do cadastro em seu nome (seja pessoa física ou jurídica).

Se a sua empresa deixou de importar ou exportar e já não possui mais uma habilitação ativa, a reabilitação no Radar SISCOMEX é obrigatória e condicional para voltar a operar no comércio exterior. E mais uma vez é válido destacar que uma empresa especializada em importação e exportação pode te ajudar de forma eficiente.

Conte com a Brasil Importex em todas as etapas da sua operação

Se você está iniciando ou já realiza operações de importação e exportação pode contar com a vasta experiência da equipe da Brasil Importex para te ajudar. Desde o estudo de viabilidade, busca de fornecedores, até o despacho ou desembaraço aduaneiro, é possível contar com a assessoria da empresa.

Acesse nossa página de serviços e veja tudo que podemos fazer por você!