Ligue agora

Whatsapp

Como está o panorama do mercado de importação e exportação em 2019

23/07/19  |  Dicas, Exportação, Importação

mercado-de-importação-e-exportação

Com a economia nacional em crise, uma reação comum de uma empresa de importação e exportação é buscar saber e entender como está esse mercado em 2019 antes de fazer novas transações e negócios.

Para lhe ajudar a entender o atual momento do mercado de importação e exportação, preparamos este artigo com informações sobre o setor. Confira e saiba quais são as previsões.

2019: consolidação do mercado

Contrariando as expectativas, especialmente as dos menos otimistas com a economia nacional e internacional, o mercado de importação e exportação foi agitado em 2018 e esse movimento continua em 2019.

Especialistas definem 2018 como um ano de expansão. Já 2019 é o ano da consolidação do setor, ou seja, haverá um crescimento e estabilização desse mercado.

Justamente por isso, as expectativas para 2019 no comércio exterior são positivas, com boa chance de lucro e menor risco de prejuízos. Segundo o Ministério da Economia, a China continua como a principal parceira do Brasil nesse setor, com maior taxa de importação e exportação.

Depois da China, os Estados Unidos, Argentina e países da União Europeia destacam-se por intensificar laços de comércio exterior com o Brasil, sobretudo no que se refere à exportação de bens brasileiros.

Vale a pena investir no setor em 2019?

Por ter uma expectativa de consolidação para 2019, o investimento no setor vale a pena. Mas, esse otimismo em torno do mercado de importação e exportação não deve ofuscar um ponto essencial: é importante realizar todo o processo de comércio exterior corretamente para evitar prejuízos.

É aí que entra a assessoria de importação e exportação, que ajudará a empresa a cumprir corretamente esse processo, a racionalizar procedimentos e custos, a ter suporte em desembaraço, entre outros pontos. Portanto, ao investir no setor não abra mão de ter o auxílio de uma assessoria!