Ligue agora

Por que uma empresa precisa da habilitação radar no SISCOMEX ?

02/04/20  |  Exportação, Importação

Quando falamos a respeito de importar ou exportar, em um dado momento todas as empresas precisam saber disso: Vocês precisam de um Radar. A Habilitação no Radar é a concessão que a receita federal da às pessoas físicas e jurídicas para estarem atuando no comércio internacional, importando ou exportando. Ela se sub- divide em 3 modalidades: Expresso, limitado e Ilimitado.

O Radar expresso é o primeiro da cadeia, com USD 50.000,00 de limite de importação semestral. No caso da exportação ele é ilimitado. O limite no radar funciona da seguinte maneira: Supondo que no primeiro mês do ano, dia 10 de Janeiro, a sua empresa importe USD 50.000. 6 meses após o registro da Declaração de Importação o seu crédito para importar retorna, ou seja, dia 10 de Julho. É importante ressaltar que se seu Radar não for movimentado em um período de 6 meses ele é automaticamente cancelado. Se, dentro desse período de 6 meses a sua empresa fizer importações o seu Radar se renova automaticamente.

O que muda para o Radar Limitado e Ilimitado é o limite de importação que a Receita Federal concede à pessoa Jurídica. Para o Radar Limitado são USD 150.000,00 semestrais, enquanto para o Ilimitado a empresa que importe mais que USD 1500.000,00 se enquadra nele e não tem limite de importação.

É importante ressaltar que quanto maior a modalidade do Radar, maior a exigência contábil por parte da Receita Federal, afinal sua empresa precisa comprovar que vai ter capacidade de operar de acordo com o Radar solicitado. Enquanto o Radar expresso pode estar sendo validado em até 7 dias, o Radar Limitado e Ilimitado pode levar até 90 dias.

Em um primeiro momento, para as empresas que estão começando a operar no comércio exterior o que se indica é começar pelo Radar expresso para sentir como funciona a importação e na sequencia solicitar a revisão de estimativa para mudar a modalidade do Radar de acordo com a necessidade das suas importações.

Vale lembrar que a Brasil Importex vai te dar toda a assessoria para Habilitação do Radar e/ou revisão de estimativa. Se deseja saber mais sobre a Habilitação Radar no SISCOMEX. Entre em contato hoje mesmo, pelo WhatsApp e solicite a visita de um dos nossos consultores para agregar mais valor ao seu projeto.  Entenda como somente uma empresa experiente pode oferecer a garantia e a execução que você espera de uma parceria como esta. Conte conosco!