Ligue agora

Importação de marca registrada: pode ou não pode?

25/02/21  |  Análise, Importação, Tendências

.

 

Normalmente quem quer começar a importar de maneira formal para diminuir os custos e aumentar sua lucratividade com as importações pensa sempre em adquirir um produto que já é sucesso no mercado, produtos de marca que já são vendidos em várias lojas e e-commerce para garantir o sucesso nas vendas.

É muito comum o desconhecimento das exigências legais para a nacionalização junto à Receita Federal por conta disto muitos não sabem que a importação de produtos que já possuem marca registrada não é permitida. A revenda de produtos deste tipo é feita somente pelo detentor da marca. Se o produto já é conhecido, provavelmente ele já tenha um revendedor autorizado aqui no Brasil.

Podemos citar como exemplos: smartphones e eletrônicos em gerais de marcas conhecidas como Apple, Samsung, Xiomi e diversas outras. Outro exemplo, são bonecos (cabeçudinhos) colecionáveis da Funko Pop que é muito procurado para importação, mas como dito, já tem distribuidor autorizado oficial no Brasil.

Se você for tentar importar produtos com marca já registrada, a sua carga corre alto risco de ser apreendida pela Receita Federal, pois não é possível importar sem a liberação do detentor da marca, e além disso, a marca pode acionar na justiça por uso indevido. Por isso é interessante analisar antes de negociar com qualquer fornecedor. Pensando nisso, separamos aqui duas dicas para você que deseja importar:

 

1° – Planejamento

Elabore um plano concreto, organizado e alinhado de acordo com a realidade econômica atual, analisar se o produto já possui marca registrada no Brasil ou não, se o fornecedor é realmente de confiança e se ele atende a demanda de pedidos que você necessita, pois eles determinam pedido mínimo. Escolha a área em que vai atuar com sabedoria e invista em produtos de qualidade, para assim realizar um projeto completo e iniciar as importações com o pé direito, garantindo um aumento na lucratividade das suas vendas.

2º- Invista na sua marca

Já pensou que maneiro importar um produto personalizado com sua logomarca? Com toda certeza vale a pena investir na exclusividade dos seus produtos, tornando único no mercado, isso agrega muito ao produto.

Até porque a grande maioria das fábricas na China por exemplo, estão habituadas a fabricar mercadorias com a marca própria do cliente. Algumas fábricas poderão solicitar um valor a mais por esse detalhe, mas existem outras que não modificam o valor do produto. Seja com a logomarca deles ou com a sua, o valor continua o mesmo, tudo irá depender do fabricante.

Além da logo marca, também é possível você alterar o design do produto e a embalagem. Para isso, bastar ter o projeto do desenho desejado e enviar para a fábrica. Eles produzem de acordo com o modelo do produto e embalagem que você deseja, deixando ainda mais exclusivo. Obviamente esse projeto terá um custo, mas a alteração do valor dependerá muito do tipo do seu projeto.

Como podemos lhe ajudar

Se você tiver alguma dúvida sobre planejamento, ou sobre fornecedores, a Brasil Importex pode te ajudar. Prestamos nossa assessoria personalizada de acordo com o seu plano comercial, trabalhamos de ponta a ponta do comércio exterior.  Auxiliamos desde a busca por fornecedores de qualidade da mercadoria que você deseja, até a chegada do produto desembaraçado no seu estoque.

Clique nesse link em contato conosco e fale com um de nossos especialistas de importação, estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.