Ligue agora

Drawback, o que é?

15/07/22  |  Exportação, Importação

O que você vai encontrar neste artigo:

O drawback é um aliado de empresas que atuam com importação e exportação, garantindo-lhes benefícios especiais como a isenção ou suspensão de tributos. 

Ainda não sabe o que é drawback e o que ele pode proporcionar para seu negócio? Aqui, esclarecemos essas dúvidas de uma vez por todas! Continue a leitura e descubra! 

Imagem navio no porto carregado com containers para importação e exportação

O que é drawback? 

Trata-se de um regime aduaneiro especial que concede isenção ou suspensão de impostos em insumos e matérias-primas importados utilizados na fabricação de produtos destinados à exportação.  

E quais são os impostos que o regime aduaneiro especial de drawback isenta ou suspende? A seguir, indicamos alguns dos principais: 

  • AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante); 
  • ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços); 
  • II (Imposto de Importação); 
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • PIS/COFINS (Programa de Integração Social / Contribuição para Financiamento da Seguridade Social). 

É importante citar que o drawback foi criado no ano de 1966 e sua finalidade é reduzir os gastos de fabricação de produtos brasileiros que são voltados à exportação. Dessa forma, os exportadores conseguem praticar preços mais competitivos no mercado internacional, aumentando a chance de ter uma lucratividade melhor. 

Outra finalidade desse regime aduaneiro especial em seu lançamento era a estabilização da balança comercial brasileira, com aumento das exportações feitas pelo país. 

Desde que o drawback foi criado, ele passou por uma série de mudanças para ampliar o acesso ao benefício a mais exportadores. Quem adota esse regime precisa cumprir seus requisitos, para garantir incentivos de forma legal, sem prejuízo à empresa. 

 

Leia também:

>>> Importação: marítima ou aérea?

Como funciona o drawback

No drawback, a empresa exportadora declara ao governo formalmente que utilizará os insumos importados na industrialização de produtos. Então, o governo, por meio da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior), concede a isenção ou suspensão de impostos e passa a fiscalizar a empresa.

Todo esse processo se inicia quando a empresa exportadora solicita para a SECEX autorização para importação ou compra de insumos, seguindo o drawback de isenção ou suspensão de tributos incidentes na transação.

A SECEX é um órgão importante em todo o processo, pois é responsável pelo acompanhamento, fiscalização e comprovação da isenção de impostos, garantindo que tudo seja feito de acordo com critérios legais. Se o processo não for feito conforme critérios legais, a empresa é penalizada com multas e outras sanções.

A partir do momento que a SECEX autoriza a transação por drawback, a empresa já pode importar os insumos com isenção ou suspensão de impostos, bem como fabricar produtos para exportação. Esse trâmite é registrado no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

Modalidades de drawback 

O regime aduaneiro especial de drawback possui três modalidades que são chamadas de suspensão, isenção e restituição de tributos. Confira, a seguir, como funciona cada uma delas:

 

Suspensão

Neste caso, a SECEX autoriza a suspensão de tributos de insumos importados utilizados na industrialização de produtos. Trata-se de um benefício concedido no ato da importação do insumo.

A empresa compra o insumo no exterior, não paga impostos como o II e o IPI, mas precisa garantir que esse insumo será utilizado para fabricação de produtos para exportação. Senão, perde o incentivo fiscal e pode ser multada.

Isenção

Trata-se de um tipo de drawback que garante a isenção de tributos incidentes na importação de mercadorias adquiridas previamente com foco na reposição de estoque. 

A empresa só conseguirá esse benefício se a mercadoria for importada em quantidade e qualidade equivalente à última aquisição. Resumidamente, o incentivo é válido para insumos que já foram importados e agora a empresa precisa repor seu estoque.

Restituição

Modalidade de drawback que restitui, total ou parcialmente, tributos pagos no ato da importação. O benefício é concedido quando a empresa importa insumos para industrialização, quita os impostos e não pretende repor o estoque novamente. No entanto, trata-se de uma modalidade que não é mais utilizada pelo governo.

Drawback x drawback integrado

Ao buscar por informações sobre o regime aduaneiro especial, é comum encontrar menção ao drawback integrado. Afinal, o que é essa opção? Existe diferença em relação ao drawback?

O drawback é o regime aduaneiro especial instituído em 1966 e tem como foco a isenção ou suspensão de impostos de mercadorias importadas usadas na fabricação de produtos para exportação. Portanto, o benefício é válido somente para insumos ou matérias-primas compradas no mercado internacional.

Já o drawback integrado foi instituído em 2010 e seu objetivo é eliminar ou suspender tributos sobre matérias-primas ou insumos nacionais ou importados utilizados na fabricação de produtos destinados à exportação.

Portanto, o grande diferencial entre ambos é que no drawback integrado não importa a origem do insumo ou matéria-prima para ter acesso ao benefício fiscal. É possível adquiri-lo, inclusive, no mercado interno.

No drawback integrado, estima-se que a redução de impostos é de cerca de 70% para operações de importação e de aproximadamente 35% para compras no mercado interno, considerando descontos de ICMS.

Imagem Grupo de pessoas diversas, tendo uma reunião de negócios

Quais empresas têm direito ao drawback?

Toda empresa que realiza operação de industrialização sobre partes, peças e componentes, insumos e matérias-primas importadas ou nacionais têm direito ao regime aduaneiro especial, desde que os produtos fabricados sejam destinados à exportação.

Há quem pense que o drawback é válido somente para indústrias, mas o regime também pode ser concedido a empresas de fins comerciais. No entanto, a mercadoria precisa ser industrializada sob encomenda em outro estabelecimento e posteriormente exportada.

Como solicitar o drawback?

Para que a empresa tenha acesso ao benefício, é preciso fazer a solicitação no sistema web do governo. Trata-se de um processo com diversas etapas, que exigem conhecimento específico e atenção aos detalhes para evitar erros.

Por isso, a recomendação é a contratação de uma assessoria especializada para auxiliar sua empresa nesse processo, como a Brasil Importex.  

A Brasil Importex tem sólida experiência e é especialista em processos de importação e exportação. Além disso, conta com equipe atualizada e altamente capacitada para lhe atender. Aproveite para entrar em contato e contar com especialistas em drawback para realizar a solicitação de maneira correta, sem ter de lidar com burocracias.

 

Leia também:

>>> Container compartilhado: entenda sobre o processo

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.