O governo brasileiro, em 2024, aprovou um aumento significativo de 25% no imposto de importação de 11 tipos de produtos de ferro e de aço. Essa medida, tomada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), busca proteger a indústria siderúrgica nacional e estimular a produção local. O órgão atendeu ao pedido do Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel) para reajustar as alíquotas, que apontavam concorrência desleal dos produtos importados.
A medida visa proteger a indústria siderúrgica nacional, que enfrenta concorrência de produtos importados, muitas vezes com preços mais baixos. Ao aumentar o custo dos produtos importados, o governo busca incentivar a compra de produtos nacionais e, consequentemente, gerar mais empregos e renda no país.
A elevação do imposto se aplica a 11 tipos de produtos de ferro e aço, como pregos, percevejos, material para andaimes, grades e redes, fios de outras ligas de aços e fios de ferro.
Atualmente, os 11 produtos de ferro e de aço pagam de 10,8% a 14% para entrarem no país. Com a decisão, passarão a pagar 25% definitivamente, independentemente do volume importado.
A medida pode fortalecer a indústria siderúrgica brasileira, garantindo maior competitividade para as empresas nacionais. Com a produção nacional aquecida, é esperado um aumento na geração de empregos no setor siderúrgico e em setores relacionados.
Como forma de impacto negativo, a medida pode levar a um aumento nos preços dos produtos de aço no mercado interno, impactando os custos de produção de diversos setores da economia, como construção civil e automotiva. Empresas que utilizam aço importado em seus processos produtivos podem ter seus custos aumentados, tornando seus produtos menos competitivos no mercado internacional.
Outros países podem adotar medidas protecionistas em resposta ao aumento do imposto de importação brasileiro, prejudicando as exportações brasileiras.
É importante ressaltar que a decisão de aumentar o imposto de importação de aço é complexa e envolve diversas variáveis. A medida pode trazer benefícios para a indústria nacional, mas também pode gerar impactos negativos em outros setores da economia.
A Brasil Importex conta com uma gama de fornecedores e com toda expertise para poder auxiliar em todos os processos de importação!