As importações de fim de ano funcionam em ritmo intenso para atender a alta sazonal. O aumento da demanda global pode gerar problemas logísticos importantes, como o atraso em toda a cadeia logística.
Os atrasos, somados à lentidão alfandegária, podem comprometer a operação e lucratividade nessa época tão importante para o comércio e indústria.
A antecipação das importações fim de ano é uma solução altamente eficaz para esses problemas, evitando gargalos logísticos. Mas, afinal, como realizá-la? A seguir, damos dicas para auxiliar sua empresa. Acompanhe e adote todas!
Leia mais:
>>>> Como o estudo de viabilidade ajuda em projetos de importação?
Por que o fim de ano é desafiador para importadores?
O período de fim de ano concentra um volume alto de movimentação internacional, sobretudo quando se fala em importação de produtos. Há um aumento significativo nas importações e exportações devido às demandas sazonais (Black Friday, Natal e liquidações de fim de ano).
A maior demanda causa problemas como congestionamento em portos e aeroportos, escassez de contêineres, alta nos fretes e atrasos no embarque. Some-se a isso a possibilidade de problemas climáticos, que podem interromper as rotas de transporte.
Quem se antecipa na importação de fim de ano consegue evitar todos esses problemas. Também evita custos com fretes emergenciais e aproveita a temporada mais lucrativa do ano, especialmente para comércios.
6 Dicas para antecipar suas importações de fim de ano
A antecipação das importações evita gargalos logísticos e dá previsibilidade à operação no período de fim de ano. Dá para realizar esse processo de forma estratégica e com segurança, como você confere a seguir:
1. Planeje suas compras com, no mínimo, 3 meses de antecedência
O planejamento deve começar com um período mínimo de três meses de antecedência, tendo como base a época de pico de vendas. O ideal é que as negociações com os fornecedores comecem entre julho e agosto.
Não conseguiu iniciar nesse período? Comece o quanto antes para evitar gargalos. Assim, é possível lidar com imprevistos e garantir que a mercadoria esteja no Brasil com tempo hábil para distribuição.
Para minimizar problemas, considere o tempo de produção do fornecedor, para verificar se pode atender sua demanda. Também avalie o tempo de transporte e leve em consideração o período de desembaraço aduaneiro, podendo se programar melhor.
2. Negocie o frete o quanto antes
As companhias aéreas e marítimas priorizam contratos já firmados e clientes recorrentes. Por isso, negocie e feche o frete o quanto antes. Deixar para resolver isso em cima da hora pode significar pagar mais pelo frete ou não conseguir espaço para embarcar a carga.
Além disso, consolide cargas para reduzir custos e considere modais diferentes. Outra dica que otimiza seus processos é fazer a cotação de frete internacional com uma empresa especialista, que conta com parceiros confiáveis e encontra as melhores alternativas para sua empresa.
3. Organize sua documentação com rigor
A documentação incorreta ou incompleta causa retenção alfandegária. Verifique com antecedência faturas comerciais, packing list, certificados de origem e licenças de importação (quando aplicável).
Também verifique dados obrigatórios exigidos pela Receita Federal e pela ANVISA ou MAPA, caso se trate de cargas reguladas. A documentação organizada acelera os trâmites e reduz os riscos de custos extras com armazenagem ou penalidades.
4. Avalie os riscos logísticos e mapeie rotas alternativas
Diversificar portos de entrada e considerar modais alternativos pode ser vantajoso em períodos críticos. Mesmo que o frete aéreo seja mais caro, em algumas situações ele representa uma economia maior quando comparado aos prejuízos causados por atrasos no frete marítimo.
Uma ação que ajuda bastante nessa etapa de avaliação de riscos logísticos é simular diferentes cenários e identificar qual a melhor estratégia para cada um deles, considerando a realidade da empresa.
5. Monitore seus pedidos em tempo real
Utilize sistemas de rastreamento para acompanhar o status de suas mercadorias desde o embarque até o desembaraço. Assim, poderá identificar possíveis atrasos e tomar ações corretivas.
O monitoramento também permite ajustar sua estratégia de vendas e estoque conforme a previsão de chegada, podendo programar ações e a operação com antecedência.
6. Tenha um plano B para imprevistos
Problemas podem surgir mesmo com planejamento. Por isso, adote algumas estratégias para evitar o comprometimento da operação. Uma delas é ter um plano B para lidar com imprevistos.
Procure manter um estoque de segurança para cobrir eventuais atrasos, ter parceiros logísticos confiáveis e a assessoria de especialistas, como a Brasil Importex, que oferece soluções para o processo de importação, tornando-o ágil, com maior previsibilidade e segurança.
Garanta suas importações de fim de ano sem surpresas com o suporte da Brasil Importex
A Brasil Importex é a empresa de importação perfeita para dar suporte ao seu negócio nesse momento tão importante. Realizamos um planejamento completo e temos ampla experiência em operacionais sazonais.
Garantimos previsibilidade e agilidade para importadores que querem aproveitar o fim de ano com segurança. Fale conosco agora mesmo e conte com nossas soluções, como a busca de fornecedores Brasil Importex!
Leia também:
>>>> Como empresas brasileiras estão expandindo fronteiras com estratégias de importação bem planejadas
>>>> Inteligência Artificial: Saiba como ela impacta no futuro da importação!