Qual a importância do estudo de viabilidade para importação e exportação?

17/07/23  |  Tips, Export, Import

Entrar no comércio internacional, especificamente na importação e exportação de produtos, é algo que demanda alto investimento e pode causar elevado prejuízo se não for bem planejado.

É justamente aí que entra o estudo de viabilidade para importação e exportação, que é um grande aliado das empresas. Não sabe o que é essa ferramenta? Sem problemas: explicamos o que é e qual sua importância. Confira!

estudo de viabilidade de importação e exportação

O que é o estudo de viabilidade para importação e exportação?

Trata-se de uma análise detalhada que tem como finalidade oferecer para a empresa uma visão geral sobre o processo de importação ou exportação de determinada mercadoria, considerando-o desde a saída do produto de sua origem até seu destino final.

O estudo de viabilidade para exportação e importação disponibiliza para a empresa informações pontuais sobre essas atividades, como os seguintes dados:

  • Custos logísticos envolvidos;
  • Impostos incidentes sobre a mercadoria;
  • Legislações nacionais e internacionais a serem cumpridas;
  • Países que importam ou exportam a mercadoria;
  • Prazos de importação e exportação;
  • Investimento necessário para a atividade.

A importância do estudo de viabilidade para importação e exportação

De posse das informações do estudo de viabilidade, a empresa pode entender por que começar a importar ou exportar, montando toda sua estratégia e tomando decisões mais assertivas sobre o comércio internacional.

O estudo possibilita, por exemplo, alocar corretamente recursos, reduzir gastos com processos, prever cenários, calcular custo-benefício da atividade e se antecipar a eventuais problemas.

Portanto, o estudo de viabilidade acaba por assumir o papel de uma poderosa ferramenta que mune a empresa com informações relevantes, evitando que desperdice tempo, esforço e recursos humanos e financeiros com uma atividade não lucrativa.

Daí a importância de investir no estudo de viabilidade de importação e exportação previamente: somente com ele a empresa reduz significativamente o risco de prejuízo e aumenta a chance de sucesso da nova empreitada.

Quer fazer um estudo de viabilidade para importação ou exportação para sua empresa? Entre em contato com a Brasil Importex! Este é um dos serviços de consultoria de importação e exportação que oferecemos.

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.