[:pb]IMPORTAÇÃO: MARÍTIMA OU AÉREA?[:]

Sumário

[:pb]

 

O tipo mais adequado de importação marítima ou aérea costuma gerar uma grande dúvida, veja a seguir as diferenças entre o transporte marítimo e aéreo e qual a melhor opção para a sua carga, produto e destino, com os custos e benefícios de cada um.

Importação aérea:

É uma boa opção para quem busca um transporte mais rápido, fornece um aumento de circulação de mercadorias e ainda não possui um alto valor de investimento sendo indicado para produtos de alto custo e com menor prazo de entrega, como por exemplo o transit time, muito usado no trafego de cargas menores.

Este pode levar entre 3 a 7 dias para enviar uma mercadoria da China para o Brasil, enquanto em outras opções o tempo pode ser até três vezes maior. Outro fator ainda pode ser o trafego de produtos perecíveis ou com vida útil curta como medicamentos e alimentos, devido a menor exposição á temperaturas altas e outros fatores. Entretanto há uma cobrança especifica por peso e volume que pode restringir a mercadoria.

Importação marítima:

Conhecido como transporte marítimo, essa modalidade de importação possui um maior tempo de rota e é muito usada em rotas de longa distância, todavia é o muito eficaz para locais com baixa estrutura e difícil acessibilidade. Cargas com tamanho e peso elevados como por exemplo máquinas, também podem ser facilmente transportados e a seu frete é comercializado em metragem cúbica ou em toneladas.

O transporte marítimo ainda pode ser dividido em LCL, (container compartilhados por vários fornecedores) e FCL, (cargas que completam um container todo, sem compartilhamento). Os containers são os mais utilizados, existindo 15 tipos, entre eles os mais usados são: os de carga a granel (graneleiros), os de gases e liquefeitos (gaseiros) e os destinados à petróleo e derivados (petroleiros).

 

Qual opção devo escolher?

O produto pode definir qual a melhor opção, de acordo com os riscos e custos de cada método. Sendo o transporte marítimo o mais adequado para cargas longas, não frágeis e a aérea para as sensíveis. Esses aspectos ainda devem ser relacionados com o tempo de percurso da importação marítima ou aérea, uma vez que a marítima oferece uma grande gama de locais de acesso. É importante analisar também a expansão da aviação, que podem chegar a diferentes pontos assim como na navegação, caso queira saber mais sobre outros fatores de importação.

Como podemos te ajudar?

A Brasil Importex cuida de toda a parte burocrática da importação, dos processos logísticos e ainda orientamos qual a melhor escolha para o seu fornecedor. Nossa equipe de especialistas de comércio exterior avaliará o tempo de trânsito, tipo e quantidade do produto, além da empresa fornecedora. Entre em contato com um de nossos especialistas, descubra qual a mais indicada para você e transporte com segurança e integridade todos os seus produtos.

 [:]