Ligue agora

IMO 2020: CONFIRA A NOVA REGULAMENTAÇÃO

20/11/19  |  Exportação, Importação, Tendências

IMO 2020 é nova norma da Organização Marítima Internacional (IMO), organismo da ONU que é encarregado por certificar uma indústria mundial eficaz e limpa para a movimentação marítima. A nova regulamentação estabelece a redução do teor máximo de enxofre que na atualidade é 3,5% para 0,5%.

A alteração é para todos os navios encarregados pelo transporte nacional, internacional ou cabotagem. Os armadores deverão usar:
• Combustíveis com menor teor de enxofre;

• Utilizar scrubbers, que são um grupo diversificado de dispositivos de controle da poluição do ar que podem ser usados para remover algumas partículas e/ou gases dos fluxos de escape industriais;

• Usar opções alternativas de óleo combustível, como motores a gás.

Com essa novidade na regulamentação que começa a valer a partir de 01 de janeiro de 2020, deveremos aguardar alterações nos custos operacionais dos navios a partir do próximo ano. Porém, alguns armadores já comunicaram o aumento de tarifa de bunker para suprir este acréscimo provocado pela mudança de combustível.

Por mais que aumentarão os custos, a norma trará muitos benefícios para o meio ambiente, pois é um grande avanço para o comércio internacional para a cooperação da preservação. As diminuições no teor de enxofre auxiliam na diminuição de chuvas ácidas, que prejudicam as florestas e ainda provocam acidez às águas do mar. Além de diminuir ir as ocorrências de doenças respiratórias, melhorando a qualidade de vida das cidades.

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.