Ligue agora

Whatsapp

Habilitação no Radar Siscomex

 

PRECISA SE HABILITAR
NO RADAR SISCOMEX?

 

 

Uma empresa de assessoria em todas as etapas que você precisa. Entre em contato conosco.

 

Se você vai importar ou exportar, a primeira tarefa é habilitar sua empresa no Radar SISCOMEX, bem como em outros órgãos reguladores.

 

Realizamos todo o procedimento necessário para obter a Habilitação do Radar no SISCOMEX (conforme necessidade de sua empresa) e junto aos órgãos competentes do Comércio Exterior, procedimento este obrigatório conforme a legislação brasileira.

 

O SISCOMEX é um sistema informatizado responsável em integrar todas as atividades que têm relação com o ato de importar ou exportar: registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior. E tudo isso é feito por meio de um fluxo automatizado de informações.

Para que as atividades de importação e exportação de sua empresa estejam dentro da legalidade, a habilitação no RADAR SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) é obrigatória, considerando que no Brasil não é permitido importar para fins comerciais como pessoa física.

 

O que é RADAR?

 

Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), criado em 2002, é um sistema que tem como objetivo disponibilizar, em tempo real, informações de natureza aduaneira, fiscal e contábil. É uma importante ferramenta no combate às fraudes.

 

PROCESSO PARA A
HABILITAÇÃO DO RADAR

 

 

O vínculo da empresa no sistema Radar é realizado por meio do CNPJ. Com o cadastro realizado com sucesso, será também necessário realizar o cadastramento do CPF do responsável ou representante legal no Siscomex. O representante legal pode ser um despachante, que cuidará de todo o processo de importação ou exportação em nome da sua companhia.

 

Para o cadastro no sistema Siscomex, as modalidades de habilitação presentes são para pessoas físicas ou pessoas jurídicas, com diversas sub modalidades de acordo com o tipo de empresa e o valor a ser importado/exportado.

Tipos de Radar

 

RADAR Expresso: Modalidade criada pela Receita Federal em 2015, em consequência do aumento de pequenas empresas no ramo de importação. Para esta categoria, o valor limite de importação é de USD 50.000,00 em um período de 6 meses, sendo este renovado a cada período igual (mais 6 meses). Para as exportações, basta que a empresa possua este tipo de Radar (único), que atenderá a todas as necessidades sem limite de valores nem prazos.

 

RADAR Limitado: Para esta modalidade, o limite (importação) é de USD 150.000,00 também no período de 6 meses, renovados para os próximos.

RADAR Ilimitado: Habilitação exclusiva para empresas que precisem de um limite superior a USD 150.000,00 por 6 meses para importação.

 

Observação: Uma vez que sua empresa esteja habilitada no Radar junto à Receita Federal ela terá um prazo de até 18 meses para o início das operações no Comércio Internacional. A cada operação, este prazo se estende por mais 18 meses. Caso a empresa não faça nenhum processo (importação e/ou exportação), o Radar será automaticamente SUSPENSO pela Receita Federal e será necessário dar entrada nos documentos para habilitação novamente.

 

Como a Brasil Importex pode assessorar sua empresa?

 

A Brasil Importex tem como objetivo dar total assessoria em tudo o que envolve a área de comércio exterior – inclusive na Habilitação Radar. Após a Habilitação do Radar conseguimos lhe assessorar nas próximas etapas de: Busca de Fornecedores, Busca de Compradores, Estudo de Viabilidade, Amostras de produtos para Importação e Desembaraço Aduaneiro na Importação e Exportação.

 

Com 16 anos de experiência no mercado, a Brasil Importex é especialista em processos de importações e exportações. Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas com quem é referência no mercado!

 

Fale agora com a Brasil Importex