Tipos de contêiner: escolha o ideal para sua importação

Sumário

Escolher entre os vários tipos de contêiner é uma das principais etapas da importação de produtos. Existem diversos modelos e que cada um atende uma necessidade específica de carga.

A definição do contêiner ideal garante a integridade dos produtos durante o transporte internacional. Além disso, o recipiente impacta nos custos de frete e eficiência do desembaraço aduaneiro.

O problema é que nem todo empreendedor ou gestor conhece quais são os tipos de contêiner, muito menos sabe como escolher o perfeito. Esse é o seu caso? Então, continue a leitura para descobrir!

Tipos de contêiner: escolha o ideal para sua importação

O que é o contêiner?

O contêiner é uma caixa, normalmente de metal, que possui dimensões grandes. É utilizada para acondicionar e transportar cargas, como na importação de produtos.

Curiosamente, também é conhecido como cofre de carga, uma vez que possui dispositivos de segurança para proteger seu conteúdo. Os dispositivos devem cumprir legislações nacionais e internacionais.

Essa é uma solução que evita problemas de armazenamento e transporte de mercadorias, como quebras, deterioração, perda e suscetibilidade a condições climáticas variadas, evitando prejuízos.

O tamanho do recipiente varia, mas costuma ter entre 20 e 40 pés de comprimento, algo entre 6 e 12 metros. A diversidade de tamanho facilita encontrar um modelo que seja ideal para atender às suas necessidades.

Principais tipos de contêiner e quando utilizá-los

1. Contêiner Dry Box

Tipo dedicado ao transporte de cargas secas, portanto, de produtos industrializados e que não são perecíveis. É um dos mais comuns e versáteis, tanto que é utilizado para transportar eletrônicos, roupas, móveis, acessórios, utensílios, entre outros.

O Dry Box se caracteriza por ser totalmente fechado e não possui controle de temperatura. Por isso, é perfeito para transportar cargas que não são sensíveis a variações climáticas.

– Quando utilizar? Somente para cargas secas e não perecíveis que não requerem condições especiais de transporte.

2. Contêiner Reefer

O modelo Reefer possui um sistema de refrigeração que controla a temperatura interna com precisão. Por isso, é o tipo ideal para transportar perecíveis, como alimentos e produtos farmacêuticos.

– Quando utilizar? Sempre que precisar transportar produtos, materiais e insumos que sejam sensíveis a variações de temperatura, demandando condições térmicas específicas.

3. Contêiner Open Top

Tipo de contêiner que tem teto removível ou aberto, facilitando o carregamento e descarregamento de mercadorias grandes e volumosas, que não entram pela porta.

É uma alternativa muito comum e solicitada para transporte de máquinas pesadas, madeiras e equipamentos industriais de grande porte, que necessitam de mais espaço.

– Quando utilizar? Ao transportar cargas volumosas e grandes, que não passam pela porta do container e demandam uma entrada alternativa.

4. Contêiner Flat Rack

O Flat Rack é uma plataforma plana que tem laterais removíveis ou fixas. Esse modelo é perfeito para o transporte de cargas muito volumosas, que não se encaixam em contêineres tradicionais devido ao seu tamanho ou formato.

– Quando utilizar? É possível usar o Flat Rack para transportar veículos, maquinários pesados e cargas superdimensionadas, como máquinas agrícolas, de construção civil e industriais.

Leia Também

>>>> Como elaborar um plano de exportação para a sua empresa

5. Contêiner Tank

É o famoso contêiner Tanque, que transporta líquidos e gases em grande quantidade. Essa versão é construída com materiais resistentes, como o aço inoxidável, e compatíveis com o produto transportado.

– Quando utilizar? No transporte de cargas líquidas e gasosas, como produtos químicos altamente corrosivos, combustíveis e alimentos líquidos. O recipiente garante a segurança e as características originais dos produtos.

6. Contêiner High Cube

Modelo semelhante ao Dry Box, mas com um diferencial importante, a altura interna maior. Daí o nome High Cube (Cubo Alto)! Ele viabiliza o transporte de cargas altas, que ocupam mais espaço.

– Quando utilizar? Para transporte de cargas que precisam de mais espaço vertical, como equipamentos, móveis e produtos que ocupam uma área maior no contêiner.

7. Contêiner ventilado

Versão que possui aberturas de ventilação que permitem a circulação do ar dentro do contêiner. Isso faz a diferença no transporte de cargas que podem sofrer com a umidade ou precisam de ventilação.

– Quando utilizar? No transporte de grãos, café, tabaco, alimentos e manufaturados que precisam de ar para sua preservação durante o transporte.

O impacto do contêiner nos custos de frete e desembaraço aduaneiro

O tipo de contêiner tem um impacto direto nos custos de frete e desembaraço aduaneiro. O uso de um refrigerado para transportar uma carga que não precisa de controle de temperatura aumenta desnecessariamente os custos de frete. 

Já a escolha de um contêiner inadequado pode resultar em danos à carga, atrasos no transporte e problemas no desembaraço aduaneiro. Além disso, a definição pode facilitar a inspeção de produtos aduaneira, reduzindo o tempo de desembaraço e evitando multas ou penalidades.

Logo, é importante dar uma atenção especial à escolha do contêiner, para minimizar custos e o risco de problemas durante a importação.

Descomplique sua importação com o suporte da Brasil Importex

A Brasil Importex é especializada em importação e presta suporte no planejamento logístico, escolha das melhores soluções de transporte e cotação de frete internacional. Entre em contato hoje mesmo e conheça nossos serviços.

Leia Também

>>>> A Importância do Seguro de Carga

>>>> Quando começar a importar produtos para a Black Friday

Pular para o conteúdo