O estudo de viabilidade é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam trabalhar com importação de produtos. Com ele, é possível antecipar desafios e se planejar melhor para importar, garantindo o sucesso do projeto.
Mas, afinal, o que é o estudo de viabilidade e como essa solução ajuda a empresa na importação? Aqui, respondemos essas e outras dúvidas. Continue lendo para descobrir!

O que é o estudo de viabilidade de importação?
Trata-se de uma análise minuciosa que determina se a importação de uma mercadoria específica é viável e lucrativa para a empresa. O estudo avalia diversos fatores e fornece uma visão geral sobre o processo.
A verificação considera aspectos financeiros, logísticos e regulatórios, envolvendo custos, prazos e principais desafios. Assim, a empresa tem uma visão clara do processo, podendo decidir com segurança se importa ou não.
Confira, logo abaixo, quais são os principais pontos que o estudo de viabilidade analisa:
- Demanda de mercado;
- Custos totais envolvidos na importação e de cada item unitário;
- Impostos que incidem ao importar determinada mercadoria;
- Investimento necessário para importar o produto;
- Licenças necessárias perante a Receita, dos órgãos anuentes, investimento necessário para importar o produto;
- Prazos de importação com base no produto escolhido;
- Restrições alfandegárias.
7 Benefícios do estudo de viabilidade
A análise de viabilidade para importação traz benefícios especiais à empresa, aumentando a chance de sucesso da operação. Abaixo, você descobre quais benefícios se destacam e justificam o investimento nessa ferramenta:
1. Gerenciamento e redução de riscos na importação
O estudo identifica possíveis obstáculos legais, tributários, logísticos ou comerciais inerentes à importação. Dessa forma, é possível minimizar o risco de ter surpresas desagradáveis, como problemas com fornecedores e custos adicionais, minimizando prejuízos.
2. Análise detalhada de custos
A ferramenta levanta e analisa todos os custos que envolvem a importação, incluindo preço do produto, fretes e seguro, impostos de importação, despesas com armazenagem e logística interna. Assim, é possível verificar a viabilidade financeira do projeto.
3. Conformidade legal e tributária
A análise de viabilidade considera questões legais e tributárias, para cumprir regulamentações que incidem sobre a importação. Ela identifica a necessidade de licenças, certificados ou autorizações específicas. Dessa forma, é possível evitar multas ou penalidades pelo descumprimento de normas.
4. Mitigação de erros no transporte
A falta de conhecimento e planejamento aumenta o risco de erros no transporte da mercadoria. O estudo evita isso, identificando desafios e sugerindo soluções para garantir um transporte de qualidade com o melhor custo-benefício à empresa.
5. Otimização de processos
O estudo otimiza processos, apontando soluções mais eficientes para importação. Isso pode envolver desde a escolha de métodos logísticos mais eficientes, passando pelo planejamento de prazos, até uma visão clara do ciclo completo de importação.
6. Tomada de decisão com base em dados
Tomar decisões informadas aumenta a chance de sucesso do projeto e é justamente isso que o estudo proporciona. Ele dá acesso a informações fundamentais sobre a importação, podendo tomar decisões de forma estratégica, com melhor uso de recursos.
7. Precisão e segurança no projeto de importação
As informações obtidas no estudo permitem planejar a importação com base em dados confiáveis. Isso é importante porque dá precisão e segurança à empresa na execução do projeto, reduzindo expressivamente a possibilidade de prejuízo.
Leia Também:
>>>> Melhores produtos para importar em 2025
Como elaborar um estudo de viabilidade de importação?
Quer ter um estudo de viabilidade para seu projeto de importação? A elaboração é um processo detalhado, que envolve etapas como:
Avaliação financeira
É uma das etapas principais do estudo e abrange a análise de custo do produto, frete internacional, seguro, taxas e impostos, bem como despesas internas e custos administrativos.
Levantamento de aspectos regulatórios
Envolve o conhecimento de normativas que incidem sobre a importação e comércio do produto. Considera-se a obrigatoriedade de licenças e certificados, a identificação da classificação fiscal correta para cálculo de impostos, a existência de acordos comerciais para reduzir tributos, entre outros detalhes.
Análise logística
Etapa que abrange os principais desafios logísticos para importação, desde a origem até o destino. Há a avaliação de modais de transporte, prazos de entrega, documentações, desembaraço aduaneiro, entre outros processos.
Identificação de riscos e elaboração do plano de contingência
O estudo de viabilidade também pode envolver a avaliação de riscos, como os comerciais, logísticos, cambiais e legais. Elabora-se um plano de contingência com possíveis ações para mitigá-los e evitar prejuízos.
Estudo de mercado
Consiste na identificação e avaliação da dinâmica do mercado, considerando aspectos como demanda, disponibilidade, concorrência, viabilidade comercial, entre outros.
Descomplique a importação com o estudo de viabilidade da Brasil Importex
Que tal garantir um estudo de viabilidade de excelência para seu projeto de importação de maneira simples, otimizando seu tempo? Isso é possível com a Brasil Importex, empresa especializada em comércio exterior.
A BR Importex realiza o estudo viabilidade de forma personalizada, garantindo resultados assertivos e alinhados às suas necessidades. Entre em contato conosco para saber mais sobre essa solução!
Leia Também: