Trabalhar com importação de produtos significa enfrentar um desafio para ter competitividade e maior margem de lucro: encontrar a melhor cotação de frete internacional.
O valor final do frete pode oscilar bastante de acordo com vários fatores que muitas vezes passam despercebidos por quem está iniciando no comércio exterior ou empresas que ainda não contam com apoio técnico especializado.
Mas, afinal, o que encarece ou barateia a cotação frete internacional? Aqui, você conhece os principais fatores e confere informações que vão te ajudar a fazer escolhas mais estratégicas, sem gastos desnecessários. Vamos lá?
Leia também:
>>>> A Importância do Seguro de Carga Internacional e a Responsabilidade em Caso de Acidentes
5 Fatores que influenciam a cotação de frete internacional
A cotação de frete internacional varia significativamente conforme tipo de carga, modalidade escolhida, rota, sazonalidade e estrutura de consolidação. A seguir, você entende como esses fatores influenciam o custo do frete na importação:
1. Tipo de carga
Cargas que exigem cuidados especiais possuem um custo de transporte mais elevado. A lista inclui mercadorias frágeis, perecíveis, perigosas ou de grande volume.
As mercadorias que demandam o cumprimento de exigências específicas de armazenagem ou temperatura controlada também possuem custo de transporte alto. O motivo é simples: é preciso ter uma infraestrutura diferenciada para locomover e proteger a carga.
O problema é que alguns empresários só têm conhecimento disso ao efetivamente cotar fretes internacionais. Um estudo de viabilidade ajuda a evitar surpresas no orçamento, trazendo maior previsibilidade de gastos.
2. Modalidade de transporte
O custo do frete pode variar bastante entre os diferentes modais (aéreo, marítimo ou multimodal). Por isso, é importante dar uma atenção especial à escolha da modalidade para evitar pagar demais.
Geralmente, o transporte aéreo é o mais caro. Porém, oferece maior agilidade na entrega e pode ser uma alternativa para cargas urgentes ou de alto valor agregado.
O transporte marítimo, por sua vez, tem custo mais acessível. No entanto, demanda maior planejamento por conta dos prazos, uma vez que a entrega tende a demorar mais.
O transporte multimodal, que combina modais diferentes, é uma alternativa para algumas rotas. Porém, só vale a pena se for utilizado de forma estratégica, pensando em prazos, objetivos e custo-benefício.
3. Rota e origem de embarque
A rota e a origem do embarque também podem encarecer a cotação do frete. Importar produtos da China, por exemplo, pode envolver enfrentar portos congestionados, regiões com alto custo de armazenagem ou desafios logísticos que podem elevar o custo.
O ideal é considerar a origem e planejar a rota, tendo como meta o melhor custo-benefício. Isso pode incluir a escolha de portos alternativos, integração logística e antecipação de embarque em períodos de menor demanda.
Recomenda-se que conte o suporte de especialistas em importação para identificar as melhores rotas e otimizar o custo do frete. As soluções de importação de produtos BR Importex são aliadas nesse processo.
4. Sazonalidade
A sazonalidade também pode fazer a cotação do frete internacional disparar e esse é um detalhe que passa despercebido por muitos empreendedores. A alta do preço acontece, por exemplo, na Black Friday e no Natal.
Na sazonalidade, a demanda por transporte internacional cresce de maneira significativa. O resultado? Formação de filas de espera e aumento nas tarifas.
Existem algumas medidas que a empresa pode adotar para evitar esses problemas, como o planejamento de compra e de embarques com antecedência, conseguindo fugir de picos de sazonalidade.
5. Estrutura de consolidação
A consolidação de carga é uma estratégia inteligente que ajuda a baratear o custo do frete, mas nem toda empresa utiliza essa solução. Ela consiste em juntar mercadorias de diferentes fornecedores ou embarques num único contêiner. Assim, é possível reduzir o custo do frete.
No entanto, é preciso ter uma logística estruturada para aproveitar essa estratégia, bem como parceiros confiáveis e sistemas que permitam a rastreabilidade de cada item.
Cotação de frete internacional: como evitar custos desnecessários?
Existem dicas altamente eficazes que contribuem para fugir de custos desnecessários ao importar produtos. Veja quais são e adote as principais:
- Faça uma análise de viabilidade completa antes de importar. Avalie tipo de carga, exigências regulatórias, modalidade ideal de transporte, sazonalidade e custos totais envolvidos;
- Planeje a entrega até o destino final e faça isso no início da operação, para evitar surpresas com custos extras, garantindo previsibilidade e segurança na entrega;
- Considere a consolidação de cargas, o que reduz o custo do frete. Empresas com menor volume de importação podem se beneficiar bastante dessa estratégia;
- Evite períodos de alta demanda logística, o que pode representar uma economia significativa no valor do frete e reduzir riscos de atrasos;
- Escolha fornecedores com fácil acesso logístico, como próximos a portos ou centros logísticos estruturados;
- Tenha atenção redobrada à documentação, pois erros podem gerar custos inesperados com armazenagem, multas e reprocessamento.
Garanta a melhor cotação de frete internacional com a Brasil Importex
A Brasil Importex faz cotação de frete internacional completa e personalizada, considerando todos os fatores logísticos para garantir a melhor solução em cada cenário.
Contamos com vários parceiros logísticos em todo o mundo, achando sempre o melhor ao seu negócio. Entre em contato conosco e encontre a melhor cotação para sua empresa!
Leia também:
>>>> Exclusão de produtos sujeitos à Substituição Tributária no Paraná
>>>> Imposto de importação zerado para componentes eletrônicos