Ligue agora

CONTAINER COMPARTILHADO: ENTENDA SOBRE O PROCESSO

08/03/23  |  Análise, Importação, Tendências

O que você vai encontrar neste artigo:

O mundo da importação é fantástico por suas diversas possibilidades, ainda mais quando falamos de como e onde certas mercadorias podem ser enviadas ou prospectadas. 

Ao realizar uma atividade importadora, uma empresa precisa realizar diversos tipos de cálculos, além de entender a sua mercadoria, colocando em práticas todo o planejamento pré-desenvolvido até meses antes do processo entrar em vigor. Há empresas grandes e pequenas e, normalmente, uma empresa de grande porte consegue realizar as suas atividades por meio de containers próprios, entre outras opções importadoras.

Quando falamos de empresas pequenas, ou até grandes marcas que trabalham com um nicho muito específico, há a possibilidade de importar os produtos de uma forma bem característica, não necessitando de um grande porte. Estamos falando do container compartilhado. 

Obviamente, há empresas e empresas e o trabalho com essa modalidade de transporte precisa estar nos planos da marca muito antes da atividade de importação iniciar o seu trajeto. Em linhas gerais, essa é uma ótima opção para diversas empresas, apresentando a possibilidade de importar seus produtos em um ambiente compartilhado.

Mas, de forma óbvia, não é só disso que vive o container compartilhado. Por isso nós, da Brasil Importex, desenvolvemos um conteúdo bem bacana e informativo, falando de tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de importação. 

Neste conteúdo, você irá entender o que é esse tipo de container, quais são os seus benefícios e se vale a pena investir nesse modelo único. Além disso, contaremos como podemos te ajudar em todos os processos de importação. Vamos dar uma olhada juntos nesse material fantástico feito especialmente para você?

Boa leitura!

imagem de containeres para importação

O que é e quais são os benefícios

Como o nome já detalha, esse é um tipo de container em que é possível compartilhar pequenas cargas. Uma das suas grandes características está no custo, que é muito mais reduzido do que os containers mais padrões. No container, que funciona em um modelo proporcional entre volume e frete, diversos importadores podem compartilhar os seus produtos em um mesmo ambiente. 

Em termos, a atividade é conhecida como Less Than Container Load (LCL). Ela, obviamente, é um modelo oposto ao Full Container Load (FCL), onde há o preenchimento completo do container por parte de um importador em exclusivo, o que não permite o compartilhamento.

Um dos benefícios do container compartilhado é o risco reduzido de demurrage, passando por um processo de separação de carga por importador com um tempo de trânsito maior. 

E, como citamos no parágrafo anterior, além das características de compartilhamento e espaço, o LCL apresenta os seus maiores diferenciais nas questões financeiras. Ou seja, devido a ausência do valor integral, há valores compartilhados, como o frete e outras despesas portuárias. 

Os gastos, normalmente, desse tipo de container são:  A armazenagem; impostos federais (II, IPI, PIS, COFINS, ICMS); e o frete, como já citamos. Os custos de demurrage não são gerados aos importadores, diferente do FCL.

Leia também:

>>> Fretes mais baratos para importação: saiba como aproveitar!

Vale a pena investir

Todas essas características citadas acima permitem que as empresas de pequeno porte e com baixo volume de mercadorias ganhem o seu merecido espaço. Muito além disso, isso gera um aumento no fluxo de fornecedores, sem que haja a necessidade de importar um container todo, o que geraria muitos gastos para marcas pequenas. Para esse tipo de importador, fica bem evidente que optar por um modelo compartilhado de importação é rentável. Assim, vale a pena investir nesse modelo de container.

Mas não para por aí! O grande importador também pode recorrer a esse tipo de container. Como falamos, há empresas em diversos setores que trabalham com departamentos exclusivos e que contam com baixa produção ou demanda reduzida por seu planejamento de mercado. 

Assim, uma grande marca pode e deve recorrer ao modelo de importação compartilhada, já que isso pode gerar ainda mais lucros para a empresa. Sempre lembrando que o compartilhamento gera divisões de frete e outras despesas, o que ajuda pequenas marcas e grandes corporações, dependendo do seu planejamento e nicho de atuação.

Sobre as questões burocráticas que envolvem esse modelo, podemos afirmar que o processo pode ser pago tanto ao agente de cargas, como para empresas consolidadoras. Obviamente, para que o processo de importação conte com a melhor experiência possível, o que irá te levar para outras importações futuras, recomendamos que converse e atue com uma empresa qualificada no assunto, como a Brasil Importex. 

Vamos te ajudar e assessorar o seu trabalho em todos os passos do processo. Assim, você nunca está sozinho e saberá de antemão qual é o tipo de container mais indicado para os seus produtos e suas intenções de importação. Quer saber um pouco mais sobre o nosso trabalho? Confira o conteúdo abaixo!

 

 

Como a Brasil Importex pode te ajudar

A Brasil Importex é a solução ideal para que todo o seu processo de importação seja realizado da forma mais completa possível. Realizamos uma assessoria que abrange todos os passos de um processo de importação. 

Conosco, você terá em mãos os melhores fornecedores para o seu produto, além de saber de todos os custos de operação e aquisição e o que irá precisar de documentação e licitações para realizar o processo de deseja. O caminho pode ser longo na teoria, mas conosco, tudo é feito da melhor e mais rápida forma que você verá no mercado de importação.

Entre em contato agora mesmo com a Brasil Importex e conheça tudo o que precisa sobre a importação. Em nosso site, explicamos todos os passos do projeto para que você já saiba como a importação ocorre. Isso é bem importante, já que terá todas as informações em mãos para tirar as suas dúvidas e sugerir a melhor opção para o seu processo importador. Conte conosco, a melhor experiência de importação do mercado para 2023 e os próximos anos você encontra aqui!

 

Imagem antes de importar ou exportar fale conosco

Leia também:

>>> O que vem depois do estudo de viabilidade?

>>> Material escolar: entenda como importar itens de papelaria

 

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.